sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

N E R O Grande Amigo e Companheiro desde Dezembro de 1995





Foi ontem que o tive de ...
Foi à sombra de dois pinheiros do nosso quintal... estava uma chuva
miudinha às 07:30, com uma pá e uma enxada tive de...
Coitado desde o dia 28 de Outubro que não andava bem... teve sempre uma
boa coisa, nunca perdeu o apetite, não se queixava... apesar de andar
a coxear e a não conseguir fazer correrias... também já não ladrava, como
tanto gostava de fazer aos aviões e camiões... não brincava tanto...
Resumindo, andávamos os dois tristes... agora triste só eu resto.....


Adeus NERO.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

1 ano... 1º ano


É só para referir que não consigo produzir nada.... andando mais de um ano aqui na blog e zero... não sai nada de novo a não ser ler blogs alheios... já não é mau ler certos e determinados !!!! mas continuar com a pretensão de... forget!!!!!!



quinta-feira, 26 de junho de 2008

VERÃO/SOL/CALOR


Apetece-me keibordar... só cá voltei porque... porque não quero que isto acabe, isto o arremedo de blog, mas enfim é o que tenho conseguido verter por estes sítios.

Está um sol do caraças, e o Nero, já anda a perder muito pêlo nesta época, saiu ao dono, mas como ia a dizer, não nos apetece sair pelos carreiros e pinhais, além do mais o gajo prefere a sombra relvada e fresca das ameixieiras do jardim. Está, quero dizer, estamos velhos para as caminhadas vespertinas. Por acaso até ia para a praia com ele mas sua excelência vomita-se todo no carro, à pata são 11 Km para cada lado... já fizemos isso quando éramos 12, 11, 10, ...anos mais novos.

Pela fresca da manhã sempre se faz um footing de 8Km, pela tarde por aqui ficamos.

Mas eu de ginga e o Tejo à pata corríamos aquilo tudo, qual sol qual calor... era sempre a andar com a pressão de ar às rolas e às tuti-negras. Não havia machamba de mapira que não batíamos à caça de rolas e pombos verdes, e amoreiras e figueiras do diabo às tuti-negras... ai as saudades do meu Tejo...Leão...Laika... todos grandes companheiros combativos e incansáveis em baixo de sol ou chuva, não eram nada iguais a este Nero que tem a mania que é Romano... ou serão saudades minhas de mim !! ? ?

terça-feira, 27 de maio de 2008

Bandula-casas,meninos/linguas

Casa com varanda, terra batida no quintal, árvores à volta... ao fundo do quintal palhotas... tractores, atrelados, niveladoras, cilindros, máquinas de derreter e espalhar alcatrão(ai o cheiro pesado do alcatrão misturado com o calor!)... a casa sem electricidade, a luz era de petromax... a geleira era a petróleo(sim é verdade, tinha depósito e uma torcida qual candeeiro - era nos meus três/quatro anos um mistério: chama por baixo daquele armário metálico dava gelo e frio!!!!!!!! - , das palhotas saiam sempre muitos meninos com quem brincar, o João, o Inácio, o Mandonga, o Castigo(chamava-se assim porque já tinha nascido, sem contarem, de uns pais já cocuanas -velhotes - como tal era considerado como tal )... falávamos num dialecto próprio da região e rudimentos de português.
Havia, depois de passar, sempre em frente, a estrada de terra vermelha e poeirenta e da linha de caminho de ferro, uma outra casa/estação sem varanda, mas com um cais muito comprido em cimento... era habitada pela família Almeida - eu tinha a Filomena para brincar - de inicio, mas depois passou para a família Canário - tinha o Luís para brincar-... falávamos em português.
Depois de caminhar pela estrada vermelha um bocado na direcção da estrada de alcatrão(que ligava a Beira a Untáli, ENnº6- aquele troço era entre o cruzamento da Barragem da Chicamba e Vila Manica), havia outra casa/cantina com varanda, a toda à volta, da família Amad -eu tinha o Mussa para brincar- ...falávamos em português e em dialecto local (ele falava com a família dele em Hindi).

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Cinza Claro



Sózinho... estou muitas horas, só com o meu Nero...(meu não!! eu dele!!
sim sou dele, apesar de eu para ele ser o seu alfa, porque para todos os
efeitos faço parte da sua alcateia)... enfim Nero fora de casa e eu dentro.
De manhã footing, depois ninho=>sózinho
Meio da manhã, café&jornal, depois ninho=>sózinho
Meio-dia almoço(não sózinho), depois ninho=>sózinho
Inicio tarde, DVDou Livro no ninho=>sózinho
Meio da tarde, PC no ninho=>sózinho
Fim de tarde,quando não cinza ,jardim&quintal=>não sózinho(Nero)
Inicio&resto noite, não sózinho...


sexta-feira, 9 de maio de 2008

EICFA - Onde estão?

Apetece-me fazer uma pausa para indagar por vós...Se alguma vez tropeçarem por este projecto de blogue, o que acho pouco provável!
Albano Cruz? (irmão do Sérgio e da Rosa)
Pedro Meque?
Kuwaca?
Santana?
Higino? (Frangoulis??)?
Henriques?
Mão-Cheia?
Diniz?
Rio(Carlos Bravo??)?
Guerra?
Tavares?
Pescada?
Boucinha?
Tonecas(António Pedro Veríssimo Nogueira??) ?

..............?????
O Serra e o Micas... sei deles!
Desculpem-me, os outros, mas os nomes aparecem e desaparecem-me... nem com as fotografias, aliás as únicas que possuo da Escola, foram tiradas na visita de estudo, são 33 ANOS!!!!!!!!!
Se souberem do pessoal mandem-me mails.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

EICFA-Fotos no Songo

17DEZ1974
A malta depois de montar as tendas no Songo
De pé,esqª/dtª:? ? ? Mão-Cheia eu ? Meque Guerra ? Rio Boucinha Prof Henrriques
Em baixo:? ? ? ? ? ? ? Pescada ? Jorge Cruz

17DEZ
17DEZ
Seis gajos na mesma tenda!!!!!!!

18DEZ

18DEZ

Vista da serra sobre o acampamento do Songo


18DEZ


Henrriques eu Serra Jorge Mão-Cheia Pescada






18DEZ 14:00

Serra Henrriques Mão-Cheia Tavares eu Jorge


18DEZ 14:30!!!
Pescada Mão-Cheia
Tavares eu Henrriques Serra

quarta-feira, 7 de maio de 2008

EICFA-Fotos em Tete

20Dez1974(6ªFeira) Alunas da Escola de Tete
À despedida da nossa estadia

20DEZ1974 10:30
De pé esqª p/ dtª: ?nº1 , Jorge(sei que é engenheiro) ,Pescada(professor ensino básico), Tavares(?) e alunas da Escola de Tete
Em baixo: ?nº2 ,Mão-Cheia(foi para a RSA), Boucinha(foi para o Minho), eu , ?nº3, Serra(?)
PS: sinceramente peço desculpa aos ? nº1(lembro-me que morava no Esturro e jogava hóquei), nº 2 e 3 por não me lembrar dos vossos nomes... alguém ajuda????????????

EICFA-1ºano Curso Complementar Electrotecnia 1974/75

Nós e a malta da escola de Tete
16DEZ1974 12:30


Dona Ana 15DEZ1974 (Domingo) 10:30




Isto é ao lado da linha comboio, à espera de cruzamento de outro. Foi ao fim da tal noite no-stop de música...
Ninguém se reconhece? Eu sou o 2º do canto superior direito.
O 1º do canto superior esquerdo é o João (Manuel ??) Tavares... o Pescada, Meque, Mão-Cheia, Serra, Henrique, Cruz... o Engenheiro, por ser o Prof de electrotecnia, foi o mentor da viagem de estudo..., o Boucinha ... e os outros todos, de quem me desculpo, por não me recordar dos nomes. Sei que o Rio também foi, o Jorge,o Higino Frangoulis Mascarenhas(atleta velocista não o vislumbro na foto), o Guerra, o Diniz já não me lembro se foi..............



terça-feira, 6 de maio de 2008

E I C F A - 2

Mantenho o meu blog na Beira com esperança que apareça por cá antigos camaradas de Escola, curso ou turma... mas a minha pesca por aqui dá menos, ou nada, de quando íamos à cacana e ao mossopo na vala ao lado da EICFA... PACIÊNCIA.
...E quando fomos em Dezembro de 74 em visita de estudo ao SONGO para vermos a Barragem de CABORA BASSA...????
Fomos de comboio até Tete. Partimos à tardinha,primeiro até ao Dondo fomos a vapor com maningue fumo e cinza, também foi rápido... depois no Dondo seguimos a diesel da T Z R_trans zambezian railways??_(era só musica de Martinho da Vila-balança pooovo que uma noitche não é naaada-este sambinha é da madrugada.../Jesus Cristo Superstar/Pink Floyd---aquilo é que foi um mudar de pilhas dos gravadores toda a noite !!!!).
Amanhecemos ao atravessar o Zambeze para Dona Ana??,não me lembro bem...depois de 34 anos querias-te lembrar de tudo?!
Em Tete ficamos na Escola Técnica (até nos ofereceram uma PARTY à noite com muita dança e convívio ...)
Fomos depois de machibombo do G P Z_gabinete planeamento do Zambeze_até a Moatize (lembram-se da piscina dos Caminhos de Ferro?)

quarta-feira, 2 de abril de 2008

E I C F A




Este título não diz nada por aí?????????? Ninguém se lembra da preciosa ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL FREIRE DE ANDRADE????
Foi a minha escola no 1º período do 1º ano do ciclo preparatório de Set a Dez 1968,fomos depois para a Escola nova na "lângua"_até apanhavamos peixe Bandeira quando chovia... Depois de uma passagem pelo Pêro de Anaia(os papaias, lembram-se?), voltei para o curso de montador electricista Set1971 passando de seguida a curso geral de electricidade(com biologia e tudo!!!! até houve GREVE!!!!!! ,Fev1972 ,aos pontos de BIOLOGIA, com direito a portas e paredes pintadas--- NÃO QUEREMOS BIOLOGIA--- grande bronca feita por putos de 13 e 14 anos!!!! em 1972!!! ANDA ALGUÉM AQUI NA BLOGOSFERA DESSE TEMPO???? Vou contando daqui para a frente HISTÓRIAS DA EICFA E ... OUTRAS do século passado do passado.... ambai chamuares............

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

CINZA

Mês frio, com muito sol... mas frio! Apesar SOL , FRIO , BRRRRRR!!, Logo mês cinza para todos os sentidos... menos para as janelas do corpo quando de estores abertos SOL!!!

Não aparece ninguém aí que apesar Sol para todos os sentidos... CINZA (da muita àgua com matope) para os Olhos nesse Hemisfério Sul ?

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Novo Ano

Novo ano , nova tentativa de manter esta chama trémula, da iniciação em blogg, acesa.
O blogg , a visita aos bloggs e o Google Earth, são a maneira de estar "em virtual" ligado à minha Mother Land.

LOCAL 2008

O mesmo LOCAL para o mesmo actor... com a novidade da passagem de mais uma data... na tentativa de amadurecimento blogosferico. Enfim, foi mais uma tentativa de manter viva a chama